terça-feira, 29 de março de 2011

LEGIÃO DE MARIA PROMOVE DIA DE FORMAÇÃO

    No último domingo, dia 27, a Legião de Maria de Urussanga promoveu um dia de formação para membros do movimento das paróquias de Urussanga, Cocal do Sul, Lauro Müller e Orleans. O encontro aconteceu no Centro Comunitário de nossa paróquia e contou com a presença dos Oficiais da Regia de Lages, no qual a Curia de Urussanga é membro ativo.
     Durante o encontro, os participantes - cerca de 200 pessoas - puderam partilhar a caminhada da Legião de Maria nas suas paróquias, celebraram a eucaristia e realizaram importantes e intensos momentos de oração e aprofundamento na sua espiritualidade.
     Um dos pontos fortes do encontro foi um momento de partilha no período da tarde onde, em pequenos grupos, onde cada legionário pode partilhar suas experiências, suas impressões e perspectivas na caminhada da Legião.
     O encontro foi encerrado as 16hs com a oração da Tessera, animada pela Curia de Urussanaga e acompanhada por todos os presentes.

RÁPIDAS
VISITA AOS DOENTES: Iniciamos esta semana as visitas ao doentes de nossa paróquia em preparação para a Páscoa. Durante toda a quaresma serão visitados os doentes e idosos, recebendo a Sagrada Eucaristia e possibilitando a confissão individual deste que, por impossibilidade de saúde, não podem ir até as celebrações para receberem estes sacramentos.

CONFISSÃO INDIVIDUAL: Também iniciamos esta semana nas comunidades do interior e na matriz as missas com confissão, em preparação à Páscoa. Como todos sabem, neste ano não serão mais realizadas as chamadas "Confissões comunitárias". Assim, em todas as missas o padre que presidir a missa estará disponível antes e depois da celebração para atender as confissões dos penitentes.

REUNIÃO DA CÁRITAS: Na última segunda-feira, 28, a Cáritas Paroquial de Urussanga realizou reunião extraordinária para definir as prioridades e atividades para o ano de 2011. Um dos assuntos foi a avaliação das atividades executadas e a possibilidade de mudanças na forma de atuação. Algumas ideias foram levantadas para a viabilização de projetos sociais a serem trabalhados durante o ano. Uma nova reunião ficou marcada para o dia 11 de Abril para avaliar os projetos.

terça-feira, 15 de março de 2011

ESPIRITUALIDADE LITURGICA

     O Texto abaixo foi apresentado no dia 14 de Março de 2011, durante a formação liturgica oferecida as equipes de liturgia da comarca de Urussanga, em Urussanga, Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

AS BEM-AVENTURANÇAS (Mt 5, 1-12)

As Bem-Aventuranças Evangélicas

1. BEM-AVENTURADOS OS POBRES EM ESPÍRITO, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS.
Em marcha, humilhados do sopro! Sim, deles é o reino dos céus.
• Salvação, em hebraico, implica em Respirar Amplamente;
• Quando temos dificuldade em respirar? Quando a emoção ou a cólera, por exemplo, tornam curta nossa respiração.
• O que é ter espírito de pobreza? Enquanto o rico acredita que possa comprar tudo, o pobre vê tudo como doação.
• Felizes aqueles que sabem acolher as coisas como um dom, como um presente.
POBRES EM ESPÍRITO: É preciso que nos tornemos pobres de tudo o que sabemos. Não se trata de negar o que sabemos, trata-se de relativizar nosso conhecimento. Conscientizarmo-nos que o que sabemos não é tudo, que o que sabemos não é grande coisa diante de tudo o que resta a descobrir.

2. BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS, PORQUE SERÃO CONSOLADOS.
Em marcha os enlutados! Sim, eles serão reconfortados!
• São muitas as formas de luto: o luto pela morte de alguém próximo, o luto pelo término de uma relação, o luto pela perda de um emprego, o luto pela perda de uma certa imagem de si mesmo, o luto pela perda de uma crença.
• O que é ficar de luto: é aceitar que o passado se torne passado!
• A beatitude do luto também é a beatitude das lágrimas. É bom rir, é bom chorar, é bom viver amplamente as emoções.
• É preciso saber viver o luto e fazer sua travessia. Muitas vezes as pessoas ficam impressionadas em suas memórias, em suas lamentações e é preciso ir além.
• Há pessoas que passam tanto tempo exercendo a mesma função que, em certos momentos, se dão conta de não mais estarem adaptadas à situação e têm dificuldade em renunciar suas idéias.
Bem-aventurados os que sabem se enlutar pelo papel, pela função, pela relação na qual amaram existir. Porque então podem se abrir a outras relações possíveis.

3. BEM-AVENTURADOS OS MANSOS, PORQUE ELES HERDARÃO A TERRA.
Em marcha os humildes, os doces! Sim, eles herdarão a terra!
• A expressão Humildade vem da palavra Humus, que quer dizer terra, terra fértil. Bem-aventurados os que aceitam sua dimensão terrosa, porque é nesta terra que podemos acolher o céu.
• A docilidade nas relações significa respeito: é respeitar o que se toca, o que se vê, o que se escuta.
• O avesso a docilidade é a violência: não só a violência física, a violência moral, que é ainda mais grave. Esta é uma maneira de fazer pressão sobre o outro através do pensamento, de uma ideologia.

4. BEM-AVENTURADOS OS QUE TEM SEDE E FOME DE JUSTIÇA, PORQUE SERÃO SACIADOS.
Em marcha os famintos e sedentos de justiça! Sim, eles serão saciados!
• Justiça, no pensamento cristão, é santidade, é exatidão.
• É bom que tenhamos o desejo de harmonia em nossas relações.

5. BEM-AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS, PORQUE ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA.
Em marcha, os matriciais! Sim, eles serão matriciados!
• Um verdadeiro Ser Humano é aquele que tem um coração. Mas é preciso também ter uma matriz; é preciso ser matricial, ter um ventre, ter entranhas.
• São bem-aventurados aqueles que consideram todas as coisas como se fossem seus filhos.

6. BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO, PORQUE VERÃO A DEUS.
Em marcha os corações puros! Sim, eles verão Elohîms!
• O coração puro é o coração lavado de todas as projeções, de todas as atrações e das repulsões!

7. BEM-AVENTURADOS OS QUE PROMOVEM A PAZ, PORQUE SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS.
Em marcha os pacificadores! Sim, eles serão chamados filhos de Deus!
• Pacificadores = ARTESÃOS DA PAZ!
• A paz começa pelo processo de aplainamento em cada um de nós!

8. BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS.
Em marcha os perseguidos por causa da justiça! Sim, deles é o reino dos céus!
• Aquele que nunca sofreu uma crítica, nunca de sentiu perseguido, é porque pouco ou nada fez pela sua missão.


As Bem-Aventuranças naturais
Bem-aventurados os que foram desejados, os que tiveram um bom nascimento, os que foram acariciados, os que foram amados por si mesmos.

Bem-aventurados aqueles que têm um corpo vivo, isto é, sensível, rico em emoções.

Bem-aventurados aqueles que se diferenciamram do biológico, que se diferenciaram de sua mãe, que saíram da fusão.

Bem-aventurados aqueles que estão em marcha na direção da inteireza.

Bem-aventurados aqueles que amam a vida e que se sentem amados pela vida, que aceitam ser amados pela vida – Felizes aqueles que se tornam sujeitos, que não têm medo de expressar sua própria palavra, respirando a palavra do outro.

Felizes aqueles que se tornam inteiros e que não se fecham nesta plenitude.

Bem-aventurados aqueles que descobriram no âmago de seu corpo de sofrimento o EU SOU, o EU Sou que É, que está além de todo sofrimento, que está além de toda a inquietação.

quinta-feira, 3 de março de 2011

DICAS PARA UMA BOA CONFISSÃO

       Dando uma navegada pela internet, encontrei, por acaso, uma lista de dicas para se fazer uma boa confissão. Como estamos nos aproximando da quaresma, tempo propício para este tipo de prática, penso que estas dicas podem ser muito proveitosas.

Dicas para se fazer uma boa confissão

Pe. Gladstone Elias de Souza


1º) Aproveite o tempo em que você está na fila de confissão para examinar sua consciência a respeito de tudo que fez ou deixou de fazer por omissão), não deixe para tentar lembrar-se quando estiver diante do padre.

2º) Confesse apenas os seus pecados, não de outras pessoas (familiares, filhos, esposo, esposa, ou vizinhos).

3º) Não é necessário dizer ao confessor aqueles pecados que você não fez (por exemplo: eu não roubei, eu não isso ou aquilo...). Fale só o que, de fato, fez, inclusive as suas omissões.

4º) Não é momento de fazer inventário de tudo o que você realiza de prática cristã. (Ir a missa, rezar o terço, novenas etc), nem mesmo para pedir informações sobre outros assuntos, como cursos, sacramentos, missas, etc. Diga aquilo que deseja “confessar”.

5º) Ao terminar a confissão diga ao Padre: “É só isso que gostaria de confessar...” assim, o padre pode proceder a absolvição.

6º) Este momento é para uma confissão, o que é diferente de uma “orientação espiritual”. Caso você precise demorar-se mais com o sacerdote, marque na secretaria um horário para você. Portanto, não se irrite quando o sacerdote lhe comunica que este momento é só para confissão.

7º) Não venha para o confessionário apenas para pedir uma bênção. Elas são dadas em outras ocasiões ou quando solicitamos aos sacerdotes, menos no confessionário.

8º) O sacramento que é administrado no confessionário é exclusivamente o da confissão. Não vá ao confessionário à procura de Unção dos enfermos. Para isso, procure o padre durante a semana nos atendimentos na secretaria ou solicite uma visita a sua residência.

9º) Se você percebe que há, na fila, pessoa muito idosa, grávida, excepcional ou doente, seja caridoso. Deixe que ela confesse na sua vez.

10º) Lembre-se: Sentimentos não são pecados, pois não podem ser avaliados como critérios morais. Sentimentos são apenas sentimentos.

11º) Confesse sempre segundo a sua consciência e nunca por imposição ou desejo de outras pessoas.

Aí estão as dicas. Agora, lembre-se de que não basta falar com o padre os seus pecados. Você deve também estar arrependido e firmemente decidido a não cometer mais o erro, confiando no auxílio de graça de Deus.